

CENTRO EDUCACIONAL NOVO SABER
RECREACIONISTA: FABRÍCIA DA ROCHA
INTEGRAL
2013
A CENS apresenta um espaço físico estimulador e possibilita ao aluno a construção do seu conhecimento através de um ambiente acolhedor. Realiza projetos de tempo integral, sendo este um importante desafio a todos que veem a educação como um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes.
Para Gadotti (2009, p. 97), educação integral não é apenas uma concepção de educação, mas um direito das crianças. Refere-se a ela como “educação integral, integrada, integradora e em tempo integral” anunciando a educação como formação humana de um sujeito integral, presente nos diferentes espaços culturais e sociais, articuladora de conteúdos usualmente curriculares e os outros conteúdos culturais, e de permanência diária na escola de período integral.
No período integral as crianças brincam com atividades que proporcionam o seu desenvolvimento psicomotor, participam de jogos, os quais tem o objetivo de fazer com que as crianças aprendam a respeitar as regras. Trabalham com atividades artísticas tal como; cantar, dançar, teatro, arte visual, aprendam a ser sustentável; reciclando, construindo brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis, aprendem a plantar e colher com a horta, elas também aprendem a fazer seus “quitutes” com a aula de culinária, fazem aulas passeios, as quais visam conhecer outros lugares ampliando melhor seus conhecimentos sobre determinados temas e tem aulas de informática, cujo objetivo é proporciona a criança à inclusão digital.
Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais, visando a ampliar e a enriquecer as capacidades de cada criança, considerando as como pessoas singulares e com características próprias. Individualizar a educação infantil,ao contrário do que se poderia supor, não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural (RCNEI, 1998).
Acreditamos na importância do papel da escola na formação da plena cidadania, e a certeza que contribuímos para o verdadeiro significado da existência humana.
O Brincar...
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo
que é o “não brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto
implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica.
Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada.
A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no em um espaço singular de constituição infantil.
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
As brincadeiras proporcionam a criança o desenvolvimento psicomotor, pois a educação psicomotora trata-se de uma educação global que, associando os potenciais intelectuais, afetivos, sociais, motores e psicomotores da criança, lhe dá segurança, equilíbrio, e permite o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios nos quais tem que evoluir.
A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações difíceis de corrigir quando já estruturadas...
O Jogo...
O jogo é uma atividade muito importante porque promove a aprendizagem, seja ela informal ou formal.
Ao jogar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende, negocia e, sobretudo, estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. Aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações quando não ganha o jogo, apura a concentração e a atenção sobre tudo o que se está a passar à sua volta.
Quando propomos um jogo, além dos objetivos cognitivos a serem alcançados, as crianças aprendem a respeitar as regras, a socializar, criar e explorar a criatividade, interagir e aprendem a pesquisar.
Respeitar as regras: desenvolver hábitos e atitudes, respeitar o outro, melhorar o comportamento social, trabalhar a competição como parte e não como essência do jogo (saber perder e ganhar).
Socializar: aprender a viver e conviver em sociedade, criando vínculos verdadeiros com os colegas, ampliando o sentimento de grupo, gerando um ambiente de colaboração e cooperação, promovendo relações de confiança entre todos os aprendentes.
Criar e explorar a criatividade: o jogo proporciona o desenvolvimento do pensamento criativo e do pensamento divergente, gerados pela criatividade, e desse modo nossas crianças podem inovar e descobrir formas para se relacionarem com a aprendizagem.
Interagir: criar uma real interação envolvendo o sujeito e o objeto de aprendizagem, de forma alegre e lúdica, gerando vetores em todos os sentidos.
Aprender a pesquisar (aprender a aprender): desenvolver nas crianças o gosto pela busca, pela iniciativa e pela tomada de decisões.
Artes...
Artes visuais: As Artes Visuais envolvem diversos recursos e formas de expressão. Por meio de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, filmadoras, máquinas fotográficas, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas, o artista (a criança) busca representar o mundo real ou o seu imaginário.
Arte cénica (teatro): Nas Artes Cênicas, o texto é a expressão corporal e/ou verbal em cena, ação dramática, composta por signos visuais e sonoros como: o movimento, a expressão facial, o figurino e adereços, a maquiagem, o cenário, a sonoplastia, a iluminação, o espaço
cênico e/ou a voz e as modalidades são o teatro (humano, de máscaras, de bonecos, de sombra, de formas animadas), a dança, a performance, o circo, a ópera.
Música: Os objetivos/habilidades que deverão nortear o ensino da Música os quais devem promover a aprendizagem das crianças quanto ao perceber as sonoridades presentes na natureza e no meio cultural, reconhecendo suas fontes geradoras, os ritmos, o silêncio, através do exercício da escuta sensível; identificar sons diversos produzidos pelo corpo, voz, instrumentos musicais e objetos sonoros, presentes nas músicas; interagir com músicas infantis, canções folclóricas, músicas populares e eruditas, de autorias e modos de produção diversos produzidas em diferentes épocas, etc.
Contação de História/literatura infantil...
A leitura de histórias infantis ajuda no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. É aí que entra a função da escola, que é de desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura é através de dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos professores quanto pelos pais).
Sustentabilidade...
É o conceito-chave se quisermos construir um planeta onde haja qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O termo significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às outras espécies de seres vivos. Diante deste aspecto, a preocupação de trabalharmos com esta temática é conscientizar as crianças desde cedo.
Reciclando
Horta
Culinária...
Essa aula possibilita trabalhar de forma contextualizada a preparação de uma receita, da importância da higiene ao valor nutritivo dos alimentos. O objetivo é passar para eles, na pratica, o que é importante na hora da alimentação e o que é uma alimentação saudável.
Aula Passeio...
As aulas passeios proporcionam as crianças a conhecer outros lugares ampliando melhor seus conhecimentos sobre determinados temas ou assuntos.
Informática...
As aulas de informática proporcionam a criança a se inserir na era digital, brincando, jogando, lendo e aprendendo diversos temas.
A criança...
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.